Mini Bio

  • Comunicadora com foco em saúde mental e bem- estar no trabalho.
  • Apresenta o jornal Primeira Hora na Rádio Bandeirantes FM.
  • Colunista da revista Você RH.
  • Apresentadora do Zencast, podcast do Zenklub.
  • 3 vezes TEDx speaker.
  • Autora do Best-seller Dá um tempo! Como encontrar limite em um mundo sem limites, Globo livros.
  • Criou o movimento da Produtividade Sustentável, o caminho para o equilíbrio entre o que o trabalho exige e o corpo precisa.
  • Criou o programa Unha Talks, em que entrevista mulheres influentes em diversas áreas, sobre carreira e autocuidado.
  • Trabalhou como repórter e apresentadora na TV Globo, Band e SBT.

Sobre mim

Iza Camargo

Do Paraná para São Paulo

Sou do norte do Paraná. Nasci em Apucarana, mas morei boa parte da minha infância e adolescência no sítio, em Cambira. Aos 16 anos, depois de ter participado de alguns concursos de beleza (comuns nas cidades do interior) mudei para São Paulo e comecei a trabalhar como bailarina no programa Fantasia, do SBT. 

Do Fantasia para o rádio 

Em 1997 o país vivia o auge do 0800 e éramos 50 jovens que dançavam e participavam de brincadeiras bem pueris nas tardes de segunda a sexta-feira. Poucos meses depois da estreia o produtor musical Arnaldo Saccomani estava selecionando algumas vozes do elenco para gravar um CD com as principais músicas do momento. Sem saber cantar, mas com muita coragem, entrei na fila e arrisquei um trecho da música Bem que se quis.

Depois da cantoria Arnaldo sugeriu que eu procurasse um curso de rádio ou jornalismo porque minha voz já era mais grave do que a maioria das outras adolescentes e com o encaminhamento certo eu poderia transmitir notícias com credibilidade. No dia seguinte eu já procurava cursos profissionalizantes e logo depois me formei pelo Senac/SP. Já tinha o famoso DRT de locutora.     Em tempo: gravei o CD e tive o privilégio de cantar Beleza Rara – Banda Eva/Ivete Sangalo e continuei no programa até 2000.     

Das ondas do rádio para os canais de TV 

Depois dessa experiência na TV comecei a trabalhar em programas de entretenimento das rádios Energia 97 e na Jovem Pan – FM. Decidida que eu continuaria na comunicação procurei o curso de jornalismo na Universidade São Judas Tadeu e após a formatura já comecei uma pós graduação de Marketing em Comunicação na Fundação Cásper Líbero. Nessa época o extinto canal de vendas Shoptour precisava de uma jornalista para falar sobre as oscilações do mercado imobiliário. E este foi meu primeiro trabalho pesquisando um assunto que poderia impactar a decisão de compra de muitas pessoas.

Em 2006 comecei minha trajetória no Grupo Bandeirantes de Comunicação. No BandNews TV apresentei os telejornais até o início de 2009. Fui voz padrão da Rádio Sulamérica Trânsito e de 2009 a 2012 trabalhei como repórter e apresentadora na Band. Deste período destaco um trabalho muito importante para a validação da minha missão de vida. 

Em 2011 eu e uma equipe de repórteres cinematográficos e editores ficamos classificados entre os 10 finalistas do Prêmio Esso de Jornalismo e recebemos menção honrosa pela série de reportagens sobre os ” Vizinhos do crack” – pessoas, igreja, comércio e escolas que convivem com o vício dos usuários há anos no entorno da Rua Helvétia, no centro de São Paulo.

Em tempo: em março de 2009 saí do BandNewsTV para trabalhar como repórter do programa Olha Você. Assim que cheguei no SBT fui selecionada para trabalhar em uma das vagas de apresentação do programa que passava por reformulações. Porém, apresentei apenas por uma semana, antes do programa sair do ar. 

Em maio de 2012 comecei a trabalhar como repórter na TV Globo. Em agosto do mesmo ano também passei a integrar o time de apresentadoras da previsão do tempo fazendo rodízio em todos os telejornais da emissora.

Em 2015 comecei a participar do rodízio de apresentadores do SPTV, em abril deste mesmo ano passei a ser titular da Previsão do Tempo nos telejornais Hora Um e Bom Dia Brasil, substituía Monalisa Perroni na apresentação do H1, além de, eventualmente, apresentar o Bom dia São Paulo.

Em 30 de julho de 2018 passei a apresentar também a previsão do tempo no recém criado jornal GloboNews em Ponto, no canal Globonews, entre o Hora um e o Bom dia Brasil.     

Síndrome de Burnout

Entre 14 de agosto e 27 de outubro (sábado) fiquei afastada por recomendação médica para tratar da síndrome de Burnout. Ao retornar ao trabalho no dia 29  (segunda – feira) fui dispensada sem justa causa.

Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações 

Participei dos 100 primeiros dias no departamento de comunicação do Mctic, contribuindo com a popularização da ciência ao lado do Ministro e Astronauta Marcos Pontes.

Carreira como YouTuber

Em 2019 a apresentadora lançou o canal Dá um Tempo! para divulgar informações sobre a síndrome de burnout, prevenção e palestras sobre o autocuidado como caminho para o bem-estar da mente, além do programa Unha Talks, em que entrevista mulheres inspiradoras.

A volta para o Grupo Bandeirantes de Comunicação

No dia primeiro de junho de 2020 começou a apresentar o Jornal Primeira Hora, ao lado de Nelson Gomes, na Rádio Bandeirantes em 90,9 FM e com transmissão ao vivo pelo youtube.